[TV] Meu controle remoto parou de funcionar, o que devo fazer?
Atenção: Caso esteja usando um sintonizador/decodificador de marcas terceiras, você só poderá trocar de canal com o controle remoto fornecido por terceiros. O controle remoto original da Sony não funcionará.
Caso você tenha reinicializado sua TV:
Alguns botões não podem ser usados diretamente depois de uma reinicialização. Aguarde alguns minutos após a reinicialização e tente.
Verificando a TV:
1. Verifique se ela está ou não em operação e se os botões da TV podem ser operados.
Atenção: Dependendo do modelo, as posições dos botões do TV podem variar. Verifique as laterais (topo e abaixo) da sua TV. |
2. Caso possam ser operados, verifique se o LED na frente/fundo da TV está ligado.
3. Se o LED estiver ligado ou piscando em vermelho, retire a TV por alguns minutos da tomada e em seguida reconecte-a. Se o LED estiver desligado, verifique se o cabo de alimentação/adaptador AC não está desconectado e conecte-o.
4. Se o dano for causado por um fator externo, como serviço de rede/transmissão de dados/dispositivo conectado, pode-se realizar o reset em sua TV. Remova dispositivos externos e conectados (disco rígido, USB, dispositivo de conexão HDMI, etc) para confirmar se não há influência dos mesmos e os cabos do terminal de TV, mas não remova o cabo de alimentação do TV.
b. Verificando itens do controle remoto:
NOTA: A abertura da tampa do compartimento de pilhas pode variar. Abaixo estão as formas mais comuns de abrir a tampa do compartimento localizado na parte traseira dos controles:
- Pressione o botão [Power] do controle remoto por três segundos.
- Retire as pilhas do controle.
Os terminais da bateria do controle remoto podem estar sujos. Pressione as pilhas enquanto elas ainda estiverem no controle remoto, e se o controle remoto começar a funcionar, remova-as e limpe os terminais do controle remoto com uma pequena solução do fluido de limpeza do cabeçote, usando um cotonete ou pano macio e coloque as pilhas no controle remoto.
5. Substitua por pilhas novas. Não use uma bateria recarregável.
Encaixe o lado + da pilha no lado + do controle remoto. Faça o mesmo com o lado – como indicado na imagem abaixo:
Se os sintomas não melhorarem mesmo após os procedimentos até esta etapa terem sido verificados, verifique o tipo de controle remoto de acordo com os modelos abaixo:
NOTA: A forma dos controles remotos variam dependendo do modelo.
Controle Remoto Wireless | Controle Remoto Infravermelho | Controles para Android TVs lançadas a partir de 2016 |
Não possui a marca (IR) |
Possui a marca (IR) |
[B]: Botão de Comando de Voz |
c. Caso seu controle remoto seja Wireless:
- Registre/Refaça o registro do controle remoto sem fio. Utilize os botões de operação no televisor ou no controle remoto por infravermelhos. Mesmo que você já tenha registrado, o sintoma pode ser resolvido com a nova inscrição. Para saber como se registrar, consulte:
[Android TV] Como ativar seu controle remoto Touchpad
[Android TV] Como ativar o comando de voz do controle remoto.
- Caso você possua um dispositivo de rádio instalado perto da TV ou do controle remoto, confirme se não há influência de um dos dispositivos abaixo:
- Caso possua um splitter, verifique se a falha não pode ser melhorada removendo-o temporariamente. Existe a possibilidade de que a onda de rádio do antigo modelo interfira com a onda de rádio do controle remoto sem fio. Se você remover o splitter para melhorar o problema, verifique se a falha foi solucionada. Caso seja solucionada, substitua o splitter antigo pelo novo.
d. Se você está usando um controle remoto infravermelho:
NOTA: Se somente o Botão de Comando por Voznão estiver funcionando em sua Android TV, confira [Android TV] Como ativar seu controle remoto Touchpad.
- Confirme a localização do sensor de controle remoto infravermelho (IR) e, em seguida, observe os seguintes pontos:
- Ao usar o controle remoto, certifique-se de apontar para o sensor remoto do dispositivo.
Atenção: Dependendo do modelo do TV, o sensor IR pode estar localizado à esquerda, na parte inferior, meio e direita da tela do TV. Se houver uma marca (IR), o sensor IR estará localizado ao lado da mesma. Para mais detalhes, consulte o manual fornecido com o produto.
- Remova quaisquer obstáculos que possam estar entre o controle remoto e o dispositivo.
NOTA: Sabe-se que as lâmpadas de baixa energia interferem nas frequências remotas. Tente mover os produtos para longe da lâmpada ou da lâmpada para longe dos produtos.
- Certifique-se de que luzes fortes ou a luz do sol não brilham no sensor . Ambas podem interferir nos sinais infravermelhos.
Verifique se o controle está enviando sinais infravermelho (IR) utilizando o seu celular, que, em geral, permitem essa verificação. Abra a câmera do seu celular e aponte para a parte superior do seu controle. A luz do infravermelho será visível em sua câmera, como na imagem abaixo:
- Existe a chance dos sintomas precisarem da atualização do software mais recente para melhorarem. Para isso, atualize o Software da sua TV.
Se você concluiu todas as etapas acima e a falha persistir, encaminhe seu produto para um Centro de Serviço Autorizado Sony. Clique aqui para encontrar o Centro de Serviço Autorizado mais próximo a você.