Linhas estão aparecendo na tela, o que devo fazer?
Tente seguir as etapas de solução de problemas abaixo se linhas de cores e formatos diferentes aparecerem na tela do seu dispositivo Xperia. Após cada tentativa, verifique se o problema foi resolvido antes de tentar o próximo método.
- Se linhas estiverem enquadrando áreas ou objetos na tela, verifique se o recurso Opções do desenvolvedor está habilitado. Se as linhas na tela não se parecem com as exibidas na imagem abaixo, tente o próximo método.
- Reinicie o dispositivo.
- Use o modo de segurança para verificar se os aplicativos baixados estão causando o problema. Aplicativos baixados podem fazer com que seu dispositivo se comporte de maneira inesperada ou podem afetar seu desempenho. No Modo de segurança, seu dispositivo é iniciado apenas com softwares e aplicativos que já estavam instalados quando ele foi comprado. Se o desempenho do dispositivo melhorar no modo de segurança, é provável que um ou mais dos aplicativos baixados após a compra estejam afetando o dispositivo de maneira negativa.
Você pode sair do modo de segurança e reiniciar o dispositivo para desinstalar o aplicativo, ou aplicativos, que possa, ou possam, estar causando o problema. Se o problema for recente e se não tiver certeza de qual aplicativo está causando o problema, pode começar desinstalando o aplicativo baixado mais recentemente. - Verifique se há uma atualização de sistema disponível para seu dispositivo Xperia usando o Xperia Companion. Ao atualizar seu dispositivo, você garante que ele terá o melhor desempenho possível e os aprimoramentos mais recentes. Toque ou clique aqui para ler mais sobre como atualizar e onde encontrar a versão mais recente do software.
- Restaurar configuração original. Atenção! Sempre faça backup de todos os seus dados pessoais antes de restaurar a configuração original. Todos os dados da memória interna serão substituídos durante a restauração a configuração original. O conteúdo em um cartão SD externo é mantido.
- Se linhas continuarem aparecendo na tela, fale conosco.
Desabilitar as Opções do desenvolvedor
Android 8.0
Para desabilitar as Opções do desenvolvedor
- Localize e toque em Configurações > Sistema > Opções do desenvolvedor.
- Arraste o controle deslizante ao lado de Ligado para a esquerda.
Android 5.0, 5.1, 6.0, 7.0, 7.1 ou 7.1.1
Para desabilitar as Opções do desenvolvedor
- Na tela Inicial, toque no ícone da tela de aplicativos.
- Localize e toque em Configurações > Opções do desenvolvedor.
- Arraste o controle deslizante ao lado de Ligado para a esquerda.
Habilitar o modo de segurança
Android 8.0
Para habilitar o Modo de segurança
- Com o dispositivo ligado, pressione e segure a tecla de energia.
- Toque e segure em Desligar até o dispositivo começar a desligar.
- Espere o dispositivo reiniciar em Modo de segurança.
Android 5.0, 5.1, 6.0, 7.0, 7.1 ou 7.1.1
Para habilitar o modo de segurança
- Com o celular ligado, pressione e segure a tecla de energia.
- Na janela pop-up, toque e segure Desligar até a mensagem Reiniciar em modo de segurança aparecer.
- Toque em OK e deixe o dispositivo reiniciar no modo de segurança.
Sair do modo de segurança
Para sair do modo de segurança
- Quando estiver em modo de segurança, reinicie o celular.
Restaurar a configuração original
Android 8.0
Para restaurar a configuração original
Atenção! Para evitar danos permanentes ao dispositivo, não interrompa o procedimento de restauração da configuração original.
- Faça o backup de todos os dados importantes salvos na memória interna do dispositivo em um cartão de memória ou outra memória externa. Se tiver quaisquer arquivos criptografados armazenados em um cartão SD, você deverá também remover a criptografia para garantir que ainda poderá acessá-los após a redefinição.
- Localize e toque em Configurações > Sistema > Redefinir.
- Toque em Configuração original > Redefinir telefone.
- Se necessário, desenhe seu padrão de desbloqueio da tela ou digite a senha ou PIN de desbloqueio da tela para continuar.
- Para confirmar, toque em Apagar tudo.
Android 5.0, 5.1, 6.0, 7.0, 7.1 ou 7.1.1
Para restaurar a configuração original
Atenção! Para evitar danos permanentes ao dispositivo, não interrompa o procedimento de restauração da configuração original.
- Faça o backup de todos os dados importantes salvos na memória interna do dispositivo em um cartão de memória ou outra memória externa. Se tiver quaisquer arquivos criptografados armazenados em um cartão SD, você deverá também remover a criptografia para garantir que ainda poderá acessá-los após a redefinição.
- Na tela Inicial, toque no ícone da tela de aplicativos.
- Localize e toque em Configurações > Backup e redefinição > Restaurar padrão de fábrica.
- Android 5.0/5.1: Caso também deseje apagar dados como fotos e música, que são salvos no armazenamento interno do dispositivo, marque a caixa de seleção Apagar armazenamento interno (não afeta o cartão SD).
- Toque em Redefinir telefone/tablet ou Apagar tudo.
- Se necessário, desenhe seu padrão de desbloqueio da tela ou digite a senha ou PIN de desbloqueio da tela para continuar.
- Para confirmar, toque em Apagar tudo.
Dica: O seu dispositivo não é revertido para uma versão anterior do Android quando você restaura a configuração original.
Dica: Para assistir um vídeo sobre como habilitar e sair do modo de segurança, toque ou clique aqui.