A tela não desliga durante uma chamada quando você aproxima o celular do rosto
Seu dispositivo tem um sensor que detecta proximidade. O sensor de proximidade desliga o touch screen durante chamadas de voz quando a tela está próxima da sua orelha. Isso impede que você ative outras funções no seu dispositivo sem querer durante uma chamada. O sensor de proximidade está localizado na parte frontal superior do celular (em cima da tela). O tempo necessário para o sensor ligar ou desligar a tela antes ou depois de uma chamada é fixo. A tela pode demorar alguns segundos para ligar ou desligar.
O sensor de proximidade poderá não funcionar conforme o esperado nos seguintes casos:
- Você pode ter se esquecido de remover o filme de proteção transparente temporário que cobre o touch screen quando você compra o dispositivo. Este filme serve apenas para proteger a tela durante o envio e é fácil de retirar. Você pode reconhecê-lo por sua aba protuberante.
- Se o seu dispositivo tem um filme de proteção de tela, verifique se ele é destinado especificamente para o seu modelo do Xperia. É importante que esse filme de proteção tenha buracos para o sensor de proximidade e a câmera frontal nas posições corretas.
- Verifique se o sensor de proximidade está limpo. Muitos problemas com o sensor de proximidade podem ser solucionados com uma limpeza.
- Caso você use um estojo ou capa que não é ideal para o celular, isso pode afetar a funcionalidade do sensor de proximidade. O estojo pode cobrir o sensor.
- O sensor também poderá não funcionar conforme o esperado por outras causas.
Tente estes métodos um por um. Após cada tentativa, verifique se o problema foi resolvido antes de tentar o próximo método.
- Não se esqueça de remover o filme de proteção transparente temporário que cobre o touch screen quando você compra o dispositivo. O filme geralmente tem uma aba protuberante.
Atenção! Não remova o ASF (filme antirrachaduras) fino, caso o seu dispositivo tenha um. Ele é aplicado para proteger o dispositivo contra arranhões. - Verifique se o filme de proteção usado em seu dispositivo (sem ser o filme antirrachaduras fino aplicado de fábrica) tem buracos para o sensor de proximidade e a câmera frontal nas posições corretas. O sensor é posicionado no topo do dispositivo, acima da tela. Para verificar a localização exata do sensor de proximidade do seu modelo do Xperia, consulte o Manual do usuário. Você pode visualizar uma ilustração do dispositivo e das principais partes do hardware no capítulo Introdução em Visão geral. Se não conseguir verificar se o filme de proteção está aplicado corretamente, remova-o, mas não remova o filme antirrachaduras fino aplicado de fábrica, caso o seu dispositivo tenha um.
- Limpe o sensor de proximidade.
- Remova qualquer capa ou estojo que estiver usando com o celular.
- Para forçar o celular a reiniciar.
- Teste o sensor de proximidade em seu celular.
- Verifique se o dispositivo está totalmente carregado. Em seguida, execute uma atualização do software do sistema, se houver alguma disponível.
- Faça o backup de todos os dados importantes salvos no dispositivo e, em seguida, restaure o padrão de fábrica.
- Entre em contato com o revendedor original ou fale conosco. Se você precisar enviar o dispositivo para reparos, faça backup de todos os dados que deseja manter. Dados no dispositivo são apagados durante a análise. Além disso, remova todas as contas do Google que tiver no dispositivo antes de enviá-lo. Não se esqueça de fornecer a documentação adequada, como, por exemplo, prova da compra e cartão de garantia. A documentação exigida pode variar dependendo do mercado, país ou região.
Informações detalhadas
Forçar o dispositivo a reiniciar
Para forçar o dispositivo a reiniciar
- Pressione e segure a tecla de aumento de volume e a tecla de energia até o dispositivo vibrar três vezes e, em seguida, solte as teclas. O aparelho desliga automaticamente.
- Depois que o dispositivo for desligado, reinicie o dispositivo pressionando a tecla de energia.
Testar o sensor de proximidade.
Android™ 8.0
Para testar o sensor de proximidade.
- Na tela Inicial, toque no ícone da tela de aplicativos.
- Localize e toque em Configurações > Sistema > Sobre o telefone > Suporte. Se estiver iniciando Suporte pela primeira vez, toque em ACEITAR para aceitar a política de privacidade.
- Na guia , role para baixo e toque em Proximidade da orelha e siga as instruções na tela.
Android 6.0, 7.0, 7.1 ou 7.1.1
Para testar o sensor de proximidade.
- Na tela Inicial, toque no ícone da tela de aplicativos.
- Localize e toque em Configurações > Sobre o telefone > Suporte. Se estiver iniciando Suporte pela primeira vez, toque em ACEITAR para aceitar a política de privacidade.
- Na guia , role para baixo e toque em Proximidade da orelha e siga as instruções na tela.
Android 4.2, 4.3, 4.4, 5.0 ou 5.1
Para testar o sensor de proximidade.
- Na tela Inicial, toque no ícone da tela de aplicativos.
- Localize e toque em Configurações > Sobre o telefone > Diagnósticos
- Toque em Testar dispositivo > Proximidade da orelha e siga as instruções na tela.
Atualizar o software do sistema
A maneira mais fácil de instalar uma atualização de software é fazê-la por meio de uma rede sem fio em seu dispositivo. No entanto, algumas atualizações não estão disponíveis para o download sem fio. Nesses casos, você deve verificar se há um novo software usando um cabo USB e um computador com o Xperia Companion.
Fazer a atualização sem fio
Android 8.0
Para baixar e instalar uma atualização do sistema usando uma conexão sem fios
- Se você estiver compartilhando um dispositivo com vários usuários, verifique se está conectado como proprietário.
- Localize e toque em Configurações > Sistema > Atualização de software.
- Se houver uma atualização de sistema disponível, toque em Download para baixá-la para o seu dispositivo.
- Quando o download estiver concluído, toque em Continuar e siga as instruções na tela para concluir a instalação.
Android 7.1.1 ou inferior
Para baixar e instalar uma atualização do sistema usando uma conexão sem fios
- Se você estiver compartilhando um dispositivo com vários usuários, verifique se está conectado como proprietário.
- Na tela Inicial, toque no ícone da tela de aplicativos.
- Localize e toque em Configurações > Sobre o telefone > Atualização de software.
- Se houver uma atualização de sistema disponível, toque em Download para baixá-la para o seu dispositivo.
- Quando o download estiver concluído, toque em Continuar e siga as instruções na tela para concluir a instalação.
Atualizar usando um computador
Para atualizar o seu dispositivo usando um computador
- Caso ainda não esteja instalado, baixe e instale o aplicativo Xperia Companion da página do Xperia Companion.
- Usando um cabo USB, conecte seu dispositivo ao computador.
- Dispositivo Xperia: Se solicitado, na caixa de diálogo Usar USB para toque em Transferir arquivos (MTP).
- Abra o Xperia Companion, caso ele não seja inicializado automaticamente.
- No computador: Caso uma nova atualização de software seja detectada, uma janela pop-up será exibida. Siga as instruções na tela para executar a atualização de software relevante.
Restaurar as configurações originais
Android 8.0
Para restaurar as configurações originais
- Faça backup de qualquer conteúdo pessoal que queira manter e que esteja armazenado na memória interna do seu dispositivo. Fotos, vídeos, música e outros dados armazenados em um cartão de memória externo não são apagados.
- Confira se sabe o nome de usuário e senha da sua conta do Google. Atenção! Dependendo das suas configurações de segurança, você pode precisar digitar as credencias da conta do Google que usa em seu dispositivo Xperia para poder usá-lo após restaurar o padrão de fábrica.
- Localize e toque em Configurações > Sistema > Redefinir > Configuração original.
- Toque em REDEFINIR TELEFONE.
- Se necessário, desenhe seu padrão de desbloqueio da tela ou digite a senha ou PIN de desbloqueio da tela para continuar.
- Para confirmar, toque em APAGAR TUDO.
Android 5.0, 5.1, 6.0, 7.0, 7.1 ou 7.1.1
Para restaurar as configurações originais
- Faça backup de qualquer conteúdo pessoal que queira manter e que esteja armazenado na memória interna do seu dispositivo. Fotos, vídeos, música e outros dados armazenados em um cartão de memória externo não são apagados.
- Confira se sabe o nome de usuário e senha da sua conta do Google. Atenção! Dependendo das suas configurações de segurança, você pode precisar digitar as credencias da conta do Google que usa em seu dispositivo Xperia para poder usá-lo após restaurar o padrão de fábrica.
- Na tela Inicial, toque no ícone da tela de aplicativos.
- Localize e toque em Configurações > Backup e redefinição > Restaurar padrão de fábrica.
- Android 5.0/5.1: Caso também deseje apagar dados como fotografias e música, que são salvos no armazenamento interno do dispositivo, marque a caixa de seleção Apagar armazenamento interno (não afeta o cartão SD).
- Toque em Redefinir telefone/tablet ou Apagar tudo.
- Se necessário, desenhe seu padrão de desbloqueio da tela ou digite a senha ou PIN de desbloqueio da tela para continuar.
- Para confirmar, toque em Apagar tudo.
Android 4.2, 4.3 ou 4.4
Para restaurar as configurações originais
- Faça backup de qualquer conteúdo pessoal que queira manter e que esteja armazenado na memória interna do seu dispositivo.
- Na tela Inicial, toque no ícone da tela de aplicativos.
- Localize e toque em Configurações > Backup e redefinição > Restaurar padrão de fábrica.
- Caso também deseje apagar dados como fotografias e música, que são salvos no armazenamento interno do dispositivo, marque a caixa de seleção Apagar armazenamento interno (não afeta o cartão SD).
- Toque em Redefinir telefone/tablet.
- Para confirmar, toque em Apagar tudo.